04/12 – Dia da propaganda

Hoje é o dia mundial da propaganda. Mas você conhece a historia da propaganda?

Tudo começou quando Arqueólogos que faziam suas pesquisas em países próximos ao Mar Mediterrâneo descobriram escritos que anunciavam eventos e ofertas.  E claro que não podemos esquecer dos romanos que pintavam as paredes para anunciar lutas de gladiadores.

Outra antiga forma de propaganda era a marca que os comerciantes colocavam em seus produtos, tais como potes. A medida que sua reputação se espalhava de boca em boca, os compradores começavam a procurar uma marca em particular.

Momento de transição da história na propaganda mundial ocorreu em meados do século XV, quando Johan Gutemberg inventou a impressa. Os anunciantes não precisavam mais produzir cópias extras manualmente.

Em 1478 foi publicado a primeira propaganda na língua inglesa. A propaganda ganhou mais incentivo com o lançamento do primeiro  jornal  inglês. The Weekly News.

Na propaganda americana Benjamim Franklin é conhecido como o precursor porque seu jornal, publicada em 1729, teve grande repercussão. Mas foi a partir do seculo XIX que a propaganda ganhou sua expansão. A tecnologia e as técnicas de produção já tinham atingido os meios de produção em massa com isso veio a superprodução e a subdemanda. tornando – se necessário estimular o mercado, de modo que técnica publicitaria  mudou de simples informação para persuasão.

 Propaganda chega ao Brasil 

Em 1808, no Brasil, O “Jornal Gazeta do Rio de Janeiro” é fundado, dando inicio imprensa brasileira. Sendo assim, encontrado o primeiro anúncio impresso os classificados, chegam de fininho e pouco em pouco vão tomando tempo, numerosos e variados.

Uma das mais importante propagandas brasileiras!!

Fonte: www.castelobranco.br/blog

Deixe uma resposta