15 dicas para manter os cabelos lindos no verão

Sol, calor, vento, areia e os mergulhos no mar e na piscina exigem cuidados extras com os cabelos na estação mais quente do ano. Quer saber tudo para manter os cabelos lindos?

Antes da praia

Antes de ir à praia ou piscina, aplique um leave in (sem enxágue) de boa qualidade e que possua filtro solar, pois ele forma uma película que ajuda a proteger os fios. E sempre reaplique ao sair da água.

1

Ao sair da água

Ao sair do mar ou da piscina, sempre que possível enxague os cabelos com água potável. Leve um borrifador ou garrafinha com a água potável para o caso de não ter uma ducha disponível.

2

Ao entrar na piscina

Se você faz natação ou frequenta bastante uma piscina, molhe os cabelos antes de colocar a touca. Com os fios já molhados, o cloro penetra menos neles.

3

No verão, lave os cabelos diariamente

Lave os cabelos sempre com a água em temperatura amena e com um shampoo neutro. A água quente prejudica os fios e estimula a oleosidade. Proteja os cabelos da exposição sol com chapéus ou bonés.

4

Sal e o cloro são os vilões do verão

O sal e o cloro não são nada amigo dos nossos cabelos. Mesmo que você dê apenas um simples mergulho, seja no mar, seja na piscina, ambos ficam em nossos fios e, se não lavados, podem danificar a cútis de nosso cabelo. Uma dica é borrifar água termal no cabelo a cada três horas caso você não vá imediatamente tomar um bom banho assim que sair da diversão.

Shampoo anti resíduo

Se for passar muitos dias na praia ou na piscina, use um shampoo anti resíduo. Lave os cabelos com ele pelo menos uma vez por semana para eliminar o excesso de sal, cloro e sujeira dos fios.

5

Evite químicas nesta época do ano

Nosso cabelo já fica bem frágil por ficar exposto, nessa época do ano, a fatores como sol, calor, vento, água do mar, areia. Por isso, nada de submeter seus fios a químicas no verão: isto poderá fragilizar ainda mais seus fios.

Secadores e chapinhas

Evite usar secadores de cabelo, chapinha ou baby liss para não expor os cabelos ainda mais às altas temperaturas.

6

Máscaras de hidratação

Elas são ótimas. Aplique à noite quando não terá mais contato com o sol após lavar os cabelos.

Ampolas de tratamento

As ampolas são práticas, fáceis de usar e hidratam muito bem. Com os cabelos já limpos, aplique nos fios e deixe agir pelo tempo recomendado na embalagem.

7

Cabelos molhados e presos

Ficar com os cabelos molhados e presos por muito tempo pode trazer amiguinhos nada agradáveis para seus fios como fungos. Isso pode trazer uma micose capilar bem chatinha, como a caspa, além de enfraquecer a raiz e estimular a queda dos fios.

Cabelos loiros

Uma dica para diminuir o tom esverdeado causado pelo cloro da piscina é aplicar vinagre de maçã neles. Quanto mais alto o pH do nosso cabelo, mais ele fica poroso. E, quando o “acidificamos”, ele volta ao seu pH natural e, assim, nossos fios retêm melhor os nutrientes. Por isso, o vinagre de maçã – não use o de álcool ou de vinho! – tem o pH baixo que ajuda a equilibrar o pH dos cabelos.

8

Pentes de madeira

Na hora de pentear, prefira os pentes de madeira com dentes largos. Ele tira a eletricidade estática dos fios e ajuda a diminuir o efeito de frizz, algo bem chatinho para as mulheres ainda mais quando voltam de um bom mergulho na praia ou piscina.

Alimentos ideais para as madeixas

Alimentos ricos em antioxidantes como morangos, uvas vermelhas e mamão são aliados para manter as madeixas lindas no verão. Eles ajudam a combater o excesso de radicais livres [estimulam o envelhecimento precoce], que é comum após ficarmos muito tempo exposto ao sol.

9

Fonte: msn/estilo-de-vida  

Deixe uma resposta