Que alimentos evitar à noite para emagrecer?

Opte a noite por alimentos leves e que saciem o apetite ao mesmo tempo que nutrem com vitaminas e minerais e que principalmente, auxiliem no emagrecimento.

O jantar é uma das refeições mais importantes do dia para quem deseja perder peso. O motivo é o fato do corpo estar se preparando para o descanso. Por isso, calorias ou gorduras excessivas são totalmente desnecessárias para o organismo (já que não serão queimadas durante o sono).

O que não comer à noite para perder peso?

Para ter uma vida saudável, é importante pensar bem no jantar, já que a essa hora do dia o nosso corpo apenas necessita de calorias para funcionar enquanto você dorme.

Existem alguns alimentos proibidos à noite que você deve ter em conta, não só se deseja emagrecer mas também para não interferir na qualidade do seu sono e do descanso noturno.

Alimentos fritos

Os alimentos pesados ou muito calórico devem ser evitados na última hora do dia. O motivo é que o nosso corpo não necessita desse aporte calórico de nenhum jeito.

Por isso, ao não queimar essas calorias que você ingere com os alimentos, o organismo acabará por guardá-las como reserva de energia, ou seja, como gorduras saturadas, fazendo com que você engorde.

Legumes

Outro dos alimentos que você deve evitar à noite para emagrecer são os legumes, já que são compostos por 50% de proteína e 50% de carboidratos e são pesados para digerir.

Por esse motivo, opções como grão de bico, feijão ou lentilhas devem ser evitados à noite.

Carboidratos em geral

Os hidratos de carbono são um grupo de alimentos muito saudável e necessário para o nosso corpo. Contudo, devem ser evitados à noite porque são um tipo de comida muito energética, ou seja, muito calórica, que pode aumentar a reserva de gordura saturada no nosso corpo quando não é queimada.

Por esse motivo, optar por sanduíches, pizzas ou arroz no jantar é um grande erro para quem quer manter a linha.

Doces de padaria e sobremesas

No geral, quem quer perder peso e cuidar da sua saúde deve evitar o consumo de doces de padaria e sobremesas, já que são alimentos muito calóricos, repletos de açúcar e gorduras saturadas.

Por vezes bate uma grande vontade de comer estes alimentos. Recomendamos que, nesses dias, tente comer este tipo de comida antes da noite. Assim, o seu corpo terá tempo para queimar estes alimentos sem precisar dormir com este excesso de açúcares no sangue.

Alimentos saudáveis para jantar

Agora que você já sabe que alimentos evitar à noite para emagrecer, descubra também quais são os alimentos leves para jantar e coma de um jeito saudável, perfeito para manter a linha e descansar bem toda a noite.

O seu objetivo deve ser preparar receitas que saciem o apetite, além de serem nutritivas e baixas em gorduras. Desse jeito, você conseguirá evitar que o excesso calórico se acumule no corpo sob a forma de gordura.

Proteínas – perfeitas para jantar

Se você quer jantar bem, ficar satisfeito e não ganhar peso, o melhor que pode fazer é incluir proteínas nas suas receitas. No entanto, não esqueça: nada de fritos, empanados ou carnes com molho. O que você busca é emagrecer com pratos leves e apetitosos.

Desse jeito, a melhor opção é cozinhar a carne ou o peixe no forno, na chapa ou no vapor. Para que fiquem saborosos, você pode condimentar estes alimentos com ervas ou especiarias.

Dentro das proteínas mais adequadas para jantares leves, destacamos os seguintes:

Carnes magras: como frango, peru ou coelho

Peixes brancos: são mais adequados que os azuis na hora de jantar poque têm menor quantidade de gordura e calorias.

Ovos: são uma opção perfeita para a hora de jantar porque oferecem uma grande quantidade de proteínas saudáveis, além de terem poucas calorias. Você pode preparar ovo cozido, omelete, ovos mexidos, etc. (mas nunca ovo frito!).

As verduras – opção ideal para a noite

No entanto, você não deve comer apenas verduras no jantar, também devendo encher o prato com vegetais que saciam, além de oferecerem vitaminas e minerais.

Dentro das melhores verduras para jantar, sugerimos as ricas em água, baixas em fibra e repletas de vitaminas e minerais saudáveis para o seu organismo:

  • Espinafre

  • Abobrinha

  • Cenoura

  • Pepino

  • Pimentão

  • Alcachofra

As couves (brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, etc.) não são recomendadas para esta hora do dia, já que são muito flatulentas e podem prejudicar a qualidade do seu sono.

Lácteos – produtos seguros para jantar

Os lácteos devem ser incluídos dentro da categoria de proteínas, pois é isso mesmo que são. Contudo, separamos em duas categorias diferentes porque é importante destacar que também podem ser incluídos no jantar sem problema. Queijos e iogurtes são boas opções para jantar, já que aumentam a sensação de saciedade ao máximo.

No entanto, se você está tentando emagrecer, evite os produtos lácteos integrais e prefira as opções desnatadas para evitar o excesso de gordura. Um hambúrguer de frango com queijo 0% é uma opção ideal para perder peso!

Exemplo de jantar saudável para não engordar

Agora que você já sabe que alimentos evitar à noite para emagrecer e quais deve consumir a esta hora, descubra também exemplos de jantares saudáveis que ajudam a cuidar da sua linha sem abdicar do gosto.

  • Exemplo de jantar 1: Salada de queijo fresco com tomate e orégano + salsichas de peru + 1 iogurte 0%

  • Exemplo de jantar 2: Creme de cenouras + hambúrguer de frango com queijo 0% + 1 copo de leite 0%

  • Exemplo de jantar 3: Salada mista com atum + merluza no forno com limão e alcachofras

  • Exemplo de jantar 4: Canja de galinha (sem massa) + Bife de vitela com pimenta salteada

  • Exemplo de jantar 5: Puré de verduras + Gambas na chapa com alho e salsa+ 1 iogurte 0%

  • Exemplo de jantar 6: Gaspacho ou sopa de tomate + tamboril na chapa com tomate e cebola

  • Exemplo de jantar 7: Salada de cenouras e aspargos + peito de frango enrolado com queijo fundido e presunto

Bom apetite!

Fonte: UmComo
Confira agora mesmo nossos lançamentos!

Um comentário sobre “Que alimentos evitar à noite para emagrecer?”

Deixe uma resposta