É correto beber água durante as refeições? – Mitos e verdades

Muitas pessoas já sabem da importância da água para a saúde. Existe também a história de que precisamos tomar de 2 a 3 litros de água por dia.  Porém muita gente só lembra de tomar água na hora de comer: antes, durante ou depois. Então surge uma série de dúvidas quanto aos mitos dessas práticas. Confira então se é correto beber água durante as refeições.

Beber líquido durante a refeição causa barriga?

Mais do que saber se faz mal beber água enquanto come, muitas pessoas têm curiosidade em saber se beber água durante as refeições engorda. É perceptível a mudança de tamanho da barriga durante as refeições e a impressão é de que engordamos em pouco tempo.

Para entender o que acontece, precisamos nos lembrar que a água é um líquido sem calorias que não engorda nem emagrece. No entanto, esse conceito de engordar pode ser relativo quando você combina as suas refeições com bebidas que contenham calorias. Ainda que isso dependa de uma série de outros fatores.

Mesmo assim, o barrigão que surge após as refeições que foram acompanhadas por algum líquido na verdade é o seu estômago dilatado. Quanto mais alimento e líquido você ingere, mais ele aumenta de volume. E isso re reflete na barriga.

A expressão ‘causar barriga’ pode ser aplicada se levarmos em conta o fato de que o estômago é elástico e se acostuma com esse volume elevado. Ele sempre estará preparado para receber bastante comida e água e pode ficar mais difícil se sentir saciado com quantidades menores.

A boa notícia é que da mesma maneira que o nosso estômago se expande e se acostuma rapidamente, ele também faz o processo reverso. Basta você mudar o hábito de beber líquido enquanto come.

Se você não se preocupa em engordar ou apenas quer saber se isso pode te fazer mal, entenda que a água junto com as refeições em quantidade moderada não altera o suco gástrico, e ingerida em grandes quantidades pode causar indigestão.

Em suma, não é o fato de beber junto com as refeições que pode nos prejudicar, mas sim a quantidade. Não é um gole de água entre uma garfada e outra que vai te fazer mal. Até 200 ml de água junto com as refeições não farão grande diferença.

Beber água antes das refeições

Para evitar tomar grandes quantidades de água enquanto comem, algumas pessoas pensam em fazer isso antes para não ter sede. A verdade é que encher o estômago de água antes de comer tem praticamente o mesmo efeito de fazer isso no momento. Seu estômago estará igualmente dilatado. Se você é daquelas pessoas que quando vai tomar água já toma logo um copão, faça isso meia hora antes de comer.

E mesmo assim, o ideal é se hidratar ao logo do dia. Assim você evita aqueles picos de sede intensos que também acontecem na hora do almoço e janta.

Não espere ter sede para beber água, adquira o hábito de fazer isso a cada hora. Se você acha água muito sem graça, experimente preparar versões saborizadas com limão ou hortelã, por exemplo.

Quanto tempo após a refeição posso beber água?

Beber água depois do almoço faz mal pela mesma explicação de beber durante ou antes, a questão da digestão e da dilatação, que também já responde à pergunta se beber água depois de comer engorda.

Está permitido beber líquido quanto tempo depois da refeição?

A regra dos 30 minutos antes também vale para o ‘pós-refeição’. Espere pelo menos meia hora se você está planejando matar a sede com um copo grande de água. Mas se você sempre sente isso, considere avaliar a quantidade de sal ou açúcar que você coloca na comida. Outra dica é incluir na dieta alimentos ricos em água, como pepino, tomate e melancia.

Esta matéria é meramente informativa e não tem capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Conselho

  • Além de dilatarem o estômago, líquidos açucarados podem causar gases e piorar o refluxo.

Fonte: UmComo

Confira nossos lançamentos Vult!

Deixe uma resposta