DOR DE GARGANTA – Como aliviar os sintomas

É só chegar o outono que as doenças típicas da estação já começam a aparecer: gripe, laringite, faringite e até mesmo resfriado, e juntamente com essas doenças vem a tão incômoda dor de garganta. Sentir uma dor aguda ou a garganta “arranhando” indica que tem algo de errado e uma doença chegando.

1

Para tratar as infecções e inflamações da garganta, recomenda-se o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, que dever ser sempre indicados pelo médico.

2

Existem alguns métodos que podem auxiliar a aliviar os sintomas da dor de garganta, porém, sem influenciar no tratamento da inflamação. Para tratar as infecções recomenda-se uma hidratação constante, pois assim além de manter as cordas vocais hidratadas e deixar as secreções mais fluidas (o que facilita sua eliminação) deixa as reações de defesa do organismo sempre ativas.

3

Confira uma lista de métodos que ajudam a aliviar a sensação de incômodo da dor de garganta:

Gengibre – A raiz é um poderoso anti-inflamatório, mas ela só age no tratamento do sintoma, sem alterar o processo de cura da doença que está causando a dor. Tanto o chá quando a bala feita com a raiz ajuda no alívio do sintoma.

4

Maçã e frutas cítricas – As frutas cítricas são ricas em vitamina C e também são conhecidas por seu nutriente anti-inflamatório e antioxidante, muito importante no fortalecimento da imunidade e prevenção de doenças que poderiam causar a dor de garganta. A maçã ajuda a aquecer e lubrificar as cordas vocais, muito indicada pra pessoas que estão roucas ou sem voz.

5 6

Hexamidina em spray – Os medicamentos à base de hexamidina tem efeito analgésico, e trazem benefício apenas durante o efeito da medicação aliviando o sintoma sem tratá-lo. Esse medicamento deve ser utilizado somente para permitir que você se alimente melhor, por exemplo, pois como ele anestesia a região, pode fazer com que a pessoa force ainda mais a garganta.

7

Própolis – É um ótimo aliado no alívio da dor de garganta, mas não possui benefício comprovado que qualifique sua atuação no tratamento da doença.

8

Chás – Todos os chás tem água em sua composição, que é fundamental como parte do tratamento.  O gengibre e alho também reduzem o inchaço, que costuma estar presente nos processos inflamatórios. A temperatura do chá deve ser morna, pois muito quente pode aumentar a inflamação, piorando a dor.

9

Misturas caseiras – Seja laranja com alho e gengibre, mel com própolis, menta com gengibre, entre outras, esses ingredientes não vão causar nenhuma irritação, mas também ajudará apenas a aliviar a dor e não tratar a doença.

10 11

Menta – Ela dá sensação de frescor, aumenta a salivação e age aliviando os sintomas do processo inflamatório local. Porém a sensação de frescor pode piorar a irritação na garganta, caso isso aconteça, suspenda o uso e procure um médico.

12

Gargarejo – O gargarejo com água morna é uma ótima opção para aliviar a dor de garganta e até mesmo auxiliar no tratamento da doença. Ele muitas vezes ajuda a diminuir as placas de pus nas amígdalas. O gargarejo deve ser feito apenas com água, pois a mistura com própolis, mel, chás, vinagre ou sal podem causar irritação na garganta.

13

Deixe uma resposta