FRIO – Por um inverno com mais saúde e beleza!

Arte SB - Inverno

Com a chegada da estação mais fria do ano, é hora de reforçar os cuidados para manter nossa beleza e nossa saúde. Com a queda das temperaturas e clima seco, chegam também a tosse, os espirros, o ressecamento da pele e danos aos cabelos.

Confira alguns cuidados básicos para essa época:

Cabelos

Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter os fios saudáveis no inverno. Primeiramente é preciso fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.

Lábios

Os lábios ficam mais sensíveis durante o inverno. O vento, frio, poeira, poluição e a baixa umidade agridem e ressecam muito os lábios. É preciso hidratar regularmente. Além do uso regular de filtros solares labiais, é importante beber muita água. Outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras que, às vezes, até sangram os lábios é evitar passar língua com saliva sobre eles. Na hora de escolher um protetor labial ou um batom, preste atenção na fórmula. Prefira produtos com filtro solar associado a preparações oleosas e produtos a base de cera de abelha, que mantém os lábios sempre com uma película protetora e ajudam na hidratação.

Olhos

Característica do inverno, a baixa umidade do ar pode comprometer a visão com a chamada síndrome do olho seco. O problema provoca a diminuição da produção da lágrima ou a piora da qualidade de lubrificação. Os principais sintomas são: sensação de areia nos olhos, coceira e extrema sensibilidade à luz, para evitar esse problema a ingestão de água e colírios específicos para hidratar os olhos ajudam bastante.

Pele

A hidratação é essencial para termos a pele saudável e linda. Você sabe que danos sua pele pode sofrer se ela não for hidratada corretamente no inverno? Prurido, urticária e dermatite atópica, e muito mais. Para combater essas reações podemos recorrer a algumas regras básicas, tais como:

Para evitar o ressecamento da pele devemos beber muita água, consumir muitas frutas, legumes e verduras e evitar os alimentos gordurosos.

  • Não tomar banhos quentes e longos.
  • Usar sabonetes suaves e emolientes.
  • Usar toalhas macias.
  • Hidratar a pele do corpo, principalmente a do rosto que é mais sensível.

Se a pele do rosto não for hidratada adequadamente, vai surgir o ressecamento, que traz riscos como envelhecimento precoce (rugas finas) e diminuição da elasticidade da pele. Com a diminuição da temperatura, os banhos acabam por ser mais quentes, causando a perda da barreira de proteção da pele, levando a um ressecamento severo e, com isso, o aparecimento das rugas e diminuição da elasticidade.

Além da hidratação, não esquecer também da proteção solar e base facial, que formam uma barreira e protegem a pele dos raios solares, vento e poluição.

Agasalhe-se bem e aproveite o melhor que o frio tem a nos oferecer!

Deixe uma resposta