IMUNIDADE – Alimentos para aumentá-la

No inverno há um maior número de pessoas gripadas, e a maioria delas culpa a baixa imunidade. Ao contrário do que muita gente imagina, não é a baixa temperatura que faz uma pessoa ter gripe, e sim os ambientes fechados e com muitas pessoas circulando, pois isso facilita a transmissão de vírus e bactérias. Para aumentar a imunidade é fundamental ter boas noites de sono, fazer exercícios, controlar o estresse, e claro, cuidar da alimentação.

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Confira uma lista de alimentos fundamentais para aumentar as defesas do organismo:

Gengibre: reduz a inflamação e a dor.

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Tomate: ajuda as células imunitárias.

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Probióticos: iogurtes e leites fermentados têm microorganismos que fortalecem o sistema imunológico.

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Mel: Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados, contém substâncias que agem como antibióticos naturais.

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Alho: estimula a resposta imunológica.

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Geléia real: estimula o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.

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Óleo de coco: possui atividade antiviral e antibacteriana.

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Chá branco: poderoso antioxidante. A substância ainda fortalece o sistema imunológico.

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Pólen: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo.

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Frutas cítricas: limão, laranja, e todas outras. Elas reforçam a imunidade, pois tem alta concentração de vitamina C.

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Cogumelo shitake: contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.

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Acerola: contém muita vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda e resistência.

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Chá verde: rico em catequina, antioxidante poderoso.

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Cenoura: atua contra infecções.

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Couve: tem antioxidantes fundamentais para manter a imunidade em alta.

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