Incômodo fora de hora – como prevenir acne na idade adulta

Quem pensa que acne é coisa somente de adolescente está muito enganado. As mulheres que passaram dos 20 ou 30 anos sofrem cada vez mais com esse mal. Fatores como stress, variação hormonal e dieta com poucos nutrientes contribuem com a aparição desse incômodo. Hoje o Fashion Jacket separou algumas dicas para tentarmos evitar mais esse probleminha feminino.
Não imite a mulher da foto cheia de photoshop. Não esprema.
1 – Relaxar: a falta de sono e o stress aumentam a produção de cortisol, hormônio associado ao excesso de óleo. É preciso relaxar, dormir 8 horas por noite e reservar um tempinho para se divertir.
2 – Comer bem: carboidratos de alto índice glicêmico aumentam o nível de insulina no sangue, hormônio esse que pode gerar produção excessiva de sebo. Para ajudar é só equilibrar o consumo de açúcar e ingerir carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras, como legumes e verduras.
3 – Método contraceptivo: converse com o seu ginecologista para que ele prescreva um anticoncepcional oral para ajudar a estabilizar os hormônios durante o mês; as pílulas neutralizam a produção excessiva de hormônios masculinos, diminuindo as lesões na pele.
4 – Vá ao dermatologista: se as suas lesões são infeccionadas e doloridas, procure um médico. A acne cística tem cura lenta e pode deixar marcas permanentes. Para solucionar esse problema o especialista provavelmente prescreverá um antibiótico e algum produto para diminuir os sinais.
5 – Limpe: invista na esfoliação, mas tome cuidado para não exagerar e causar o efeito contrário (deixando a pele seca demais, causando ainda mais sebo). Alguns produtos podem ser usados até duas vezes por semana. Já a limpeza de pele deve ser feita apenas quando existem cravos para serem removidos, mais ou menos uma vez por mês.
Eu sofri com a acne quando tinha mais ou menos 12 anos e também quando tinha 18. Com 12 anos não fiz muita coisa, mas elas simplesmente diminuíram com o tempo e não deixaram marcas, ainda bem. Por volta dos meus 18 anos elas apareceram porque eu troquei o meu anticoncepcional. Resultado: voltei para o antigo e elas desapareceram. Uso esse mesmo até hoje e não mudo por nada!

Deixe uma resposta