MICOSE DE UNHA – O que é e como tratar?

A micose de unha é um problema que geralmente afeta os pés, mas também pode estar presente nas mãos. Ela é uma infecção por fungos que se alimentam da queratina presente na pele e nas unhas.

1

Na maioria dos casos, a micose inicia na planta dos pés e após algum tempo e com condições que favorecem o seu desenvolvimento (uso de sapatos fechados que tornam o ambiente quente e úmido) eles atingem também a unhas.

2

O tratamento dessa doença é longo, uma média de um ano para os pés e quatro meses para as mãos, e como os resultados demoram a serem percebidos, muitas pessoas desistem de se tratar.

Para iniciar o tratamento, primeiramente é preciso reconhecer o problema. Ela geralmente se manifesta com manchas brancas em cima ou embaixo das unhas. A alteração da cor das unhas também pode indicar o problema, pode variar do branco-amarelado ao acastanhado e até preto.

Sempre que notar qualquer uma dessas alterações, procure imediatamente um médico dermatologista, pois quanto mais avançada a doença, mais difícil o tratamento.

3

Dependendo do nível em que está a doença, o tratamento demora mais.

Se a micose já está na lateral da unha e chegou na região da cutícula, se estiver com descolamento ou muito espessa haverá maior dificuldade no tratamento.

Pessoas que apresentam crescimento mais lento das unhas, devido a hipotireoidismo, doença vascular periférica, diabetes ou até mesmo idade avançada, ficam mais vulneráveis ao surgimento da doença e tem o tratamento mais lento e complicado.

Após o tratamento da micose é necessário continuar mantendo alguns cuidados essenciais para garantir que o fungo não volte a se manifestar, por exemplo, secar bem os pés antes de calçar os sapatos, limpá-los muito bem e deixá-los no sol sempre que possível, usar talcos antifúngicos para evitar a contaminação e sempre ficar atento à qualquer sinal de retorno da doença.

4

 

 

 

Deixe uma resposta