NF. Devolução

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A NF Devolução tem a mesma importância que a de venda. É uma exigência que o Governo faz, desde a menor até a maior empresa. Esta visa um maior controle dos produtos comercializados desde a indústria até o consumidor final.

 

• Para devolver a NF integral (pedido todo) o cliente terá que perceber o “erro” no ato da entrega. (Exemplo: pedido não solicitado). O motivo deverá ser informado no verso da NF da recusa, datando e assinando.

Após o recebimento do pedido (canhoto assinado) somente será aceita a devolução integral do pedido mediante a Nota Fiscal de devolução emitida pelo cliente. (não será efetuada troca por troca).

• Na observação da NF de devolução é obrigatório constar o número da NF referente a esta devolução, ou seja, de qual NF de venda da NATURALIST procedem cada um dos produtos devolvidos.

• Para cada NF de origem deve ser emitida uma nota de devolução.

 

• Como proceder em relação as devoluções:

 Produtos VULT:

Defeito de Fábrica: 100%

Danificado na Entrega: 100% mediante informação enviada por e-mail (qualidade@naturalist.com.br) e também na obs da NFD (pode ser a caneta).

VENCIDO: 50%

A VENCER: 50%

DANIFICADO: 50%

Demais linhas ativas:

DEFEITO DE FABRICA: 100%

 

• Quem pode utilizar a NF avulsa?

Somente clientes que ainda não possuem o sistema de NF eletrônica (DANFE). Depois da primeira NF enviada como eletrônica, não serão mais aceitas NF AVULSA E/OU DO PRÓPRIO ESTABELECIMENTO.

• Como preencher a NF Avulsa e/ou do próprio estabelecimento

A NF Avulsa de devolução deverá começar sempre com as informações do cliente que está devolvendo para a distribuidora. Na NF Avulsa comprada em papelaria e/ou do próprio estabelecimento, é necessário o preenchimento a próprio punho, dos dados do cliente (NOME/RAZÃO, CNPJ, ENDEREÇO, BAIRRO, CEP, MUNICÍPIO, UF, FONE/FAX, NATUREZA DA OPERAÇÃO DE DEVOLUÇÃO,CFOP [5411], INSCRIÇÃO ESTADUAL, DATA DE EMISSÃO/SAÍDA) e os demais campos.

• Natureza da operação e CFOP:

Natureza da operação: Devolução | Código Fiscal: CFOP: 5411 – Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para Comercialização” em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária.

• Separação de vias da Nota Fiscal Avulsa e/ou do próprio estabelecimento:

1 – Primeira: encaminhada à Naturalist, para ser contabilizada;

2 – Segunda: fica arquivada com a loja que fez a devolução;

3 – Terceira: encaminhada à Naturalist, para ser conferida e arquivada;

4 – Quarta: fica com o lojista, para encaminhar ao seu contador.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA (DANFE) – SOMENTE UMA VIA

A NF contabilizada pela Naturalist deverá ser igual à do lojista, com quantidades e valores idênticos.

• Produtos devolvidos: Os campos que se referem aos produtos devolvidos devem ser preenchidos conforme o código de cada produto.

Exemplo: Cada cor de batom possui um código. Se estiver devolvendo 50 batons de cores diferentes, o cliente deverá discriminá-los na NF da seguinte maneira:

Batom cor 01 – 10un

Batom cor 02 – 20un

Batom cor 05 – 10un

Batom cor 26 – 10un

Deverá preencher o valor unitário e total de cada item, e do valor da NF (lembrando que não é necessário preenchimento dos campos ICMS, IPI e ST pois estes impostos já estão incluídos no valor dos produtos).

• Danificados: Separe os produtos danificados em sacolas diferentes para não danificar os que podem ser incorporados. E em caso de grandes devoluções, segue exemplo: linha de batons; coloque cada cor de batom dentro de uma sacola, facilitará a conferência.

• Prazo de conferência: O prazo para creditar a devolução é em média DUAS SEMANAS (após a chegada na Naturalist). O crédito é concedido no pedido SUBSEQUENTE a conferência da mercadoria. Lembrando que a concessão do credito será para o cliente detentor do CNPJ e/ou IE constante em cada NF de devolução, e que possua histórico de compra de cada produto devolvido.

 

 

Se ainda houver dúvidas entre em contato com a Naturalist (qualidade@naturalist.com.br) ou (47) 3337-1992 | (47) 3037-1993 – Setor de Devoluções.

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