O que comer antes de dormir

Quanto mais leve for a refeição que você faz à noite, melhor conseguirá dormir, evitando sobretudo a azia.

Uma das regras para um estilo de vida mais saudável inclui refeições ligeiras antes de dormir. Isto porque o nosso organismo, durante as horas em que estamos dormindo, não necessita de toda a energia que um prato “pesado”, como a feijoada ou a lasanha de carne, proporciona. E se essa energia não é usada, se transforma em gordura. Além disso, quanto mais leve for a refeição que você faz à noite, melhor conseguirá dormir, evitando sobretudo a azia.

Copo de leite

Sabemos que o leite é um alimento muito nutritivo, seja ele de origem animal ou vegetal, e rico em triptofano, uma substância que induz ao sono. Por essa razão beber um copo de leite antes de dormir é uma boa dica, sobretudo se for servido morno ou quente, transmitindo uma sensação de reconforto muito apreciada nessa hora. Adicione mel para adoçar, facilitar a absorção do triptofano e reforçar essa sensação de bem-estar.

Sopa

A sopa é uma refeição mais completa que um simples copo de leite mas não muito pesada, sobretudo se for de legumes. Creme de cenoura, de mandioquinha e de palmito são três sugestões de sopas quentes muito apreciadas para os dias mais frios e que o deixarão saciado o suficiente para dormir em seguida. No verão, você pode optar por sopas frias, como o gaspacho. Adicione pequenos cubos de carne magra para tornar sua sopa mais rica e nutritiva.

Sanduíche

Prepare um sanduíche natural para comer antes de dormir, conseguindo assim uma refeição saciante em menos de 10 minutos. Prefira usar pão integral, que é mais facilmente digerido pelo organismo. Combine legumes com alguma proteína, como atum, blanquet de peru ou peito de frango. Acompanhe com um suco de frutas.

Batida

Uma alternativa muito nutritiva e saborosa para consumir como última refeição do dia. A batida é uma bebida muito versátil dado que você pode incluir as frutas e legumes que quiser, experimentando novos sabores de cada vez que fizer uma batida. As batidas verdes estão na moda pela sua ação depurativa, mas para beber antes de dormir é aconselhável a clássica batida de banana com leite e aveia.

Salada

Conhecida por ser saudável e leve, a salada é uma ótima opção do que comer antes de dormir, sobretudo no verão. Existem diversos tipos, e nisto são um pouco como as batidas: experimente e descubra qual gosta mais!

Iorgurte com muesli

Pegue em um ou dois iogurtes sólidos, verta-os em uma tigela, adicione uma mão cheia de muesli, cereais integrais ou frutos secos e terá uma refeição saciante e saborosa para se alimentar antes de dormir! O ideal é que o iogurte seja natural, pois apresenta um teor mais baixo de açúcar, e que a mistura de muesli seja caseira. Para adoçar, pode adicionar mel, pedaços de fruta natural ou fruta desidratada!

Conselhos para dormir melhor

  • Jantar 3 a 4 horas antes de se deitar, pois é o tempo que geralmente o organismo demora para fazer a digestão.

  • Evite alimentos gordurosos antes de dormir, pois estes são os principais responsáveis por indisposições físicas durante o sono.

Fonte: UmComo

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