OVO – Conheça todos os benefícios

Você tem o hábito de comer ovos? Se sua resposta for negativa, está na hora de incluir esse alimento no seu dia a dia. Ao contrário do que muita gente pensa, ele é um alimento que melhora muito a saúde, é rico em nutrientes essenciais, proteínas, aminoácidos, vitaminas e ácidos graxos.

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Confira uma lista de benefícios desse alimento:

Mantém o cabelo saudável – Os ovos possuem alto teor de minerais, como enxofre (além das vitaminas A, B, D, E), ótimos para promover o crescimento do cabelo, e manter os fios fortalecidos, brilhantes e saudáveis.

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Rico em proteínas – Um único ovo contém 6 gramas de proteína, além de 9 aminoácidos essenciais.

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Rico em vitaminas – Contém vitamina A (excelente para a visão e para o crescimento celular), vitamina B12 (essencial para produção de células vermelhas do sangue), vitamina B2 (ajuda o corpo a obter energia a partir da divisão do alimento), vitamina E (ajuda a combater radicais livres que causam danos celulares, como câncer). E contém também uma pequena quantidade de vitamina D.

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Bom para gestantes – Reduz os riscos de problemas do tubo neural do feto que é necessário para elaborar a calota craniana e a coluna vertebral da criança. Mas lembre-se: O OVO JAMAIS DEVE SER CONSUMIDO CRU OU COM A GEMA MOLE, pois há risco de infecções intestinais, como a por salmonela.

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Protege a visão – De acordo com um estudo, um ovo por dia pode prevenir degeneração ocular devido ao conteúdo de cartenóides, especialmente a luteína e zeaxantina. Quem come ovos diariamente reduz o risco de desenvolver cataratas.

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Efeito antioxidante – Os nutrientes com ação antioxidante presentes no ovo protegem as células das ações lesivas dos radicais livres e evitam o envelhecimento celular.

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Melhora a função cerebral – O ovo é uma das principais fontes da substância colina. Essa substância proporciona uma série de benefícios para o cérebro, como desenvolvimento cerebral e da memória, além de melhorar a concentração.

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Rico em minerais – Contém ácido fólico, fósforo, manganês, ferro (ajuda na produção de energia do corpo), zinco (mantém o sistema imunológico e o digestivo funcionando corretamente, e ajuda a reduzir os níveis de estresse), e selênio (previne o dano celular e o acúmulo de metais pesados tóxicos no seu corpo).

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Reduz risco de câncer de mama – Estudos descobriram que a colina presente nos ovos reduz o risco de câncer de mama em 24%.

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A quantidade recomendada de consumo é de 1 ovo por dia (ou 7 ovos por semana), e a melhor forma é cozido, pois assim não há aumento de gorduras e aumento de calorias.

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