Para que serve o chá-verde

O chá-verde é uma das infusões mais conhecidas, sendo consumida na cultura oriental há séculos.

Os benefícios do Chá Verde chegaram também ao ocidente, por isso cada vez mais pessoas o consomem de forma cotidiana. Para receber todos os benefícios desta infusão se recomenda ingerir entre 2 e 3 xícaras ao dia, mas para que serve o chá-verde? Em que pode beneficiar a nossa saúde? Confira mais detalhes abaixo.

Chá verde para retardar o envelhecimento celular

Se você está perguntando para que serve o chá verde, deve saber que sua propriedade mais conhecida consiste em nos ajudar a retardar o envelhecimento celular, prevenindo assim o envelhecimento precoce. Na cultura oriental o chá verde é um aliado para a juventude; isto se deve ao seu alto conteúdo de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

Trata-se de uma bebida excelente para garantir uma pele mais saudável e jovem.

Chá verde para nos manter acordados

O chá-verde contém proteína, um estimulante similar à cafeína, que nos ajuda a melhorar o nosso estado de alerta e concentração, ajudando a nos manter acordados e atentos. Trata-se de um bom substituto para o café que nos ajuda igualmente a manter a produtividade ao longo do dia.

O chá-verde para prevenir o câncer

Um dos benefícios mais conhecidos do chá-verde é a sua capacidade de ajudar a prevenir a formação de radicais livres, responsáveis não só pelo envelhecimento de nossas células mas também do aparecimento de doenças como o câncer. Tudo isto se deve à alta presença de antioxidantes nesta bebida; no entanto, para obter este benefício devemos consumir 3 xícaras ao dia de forma regular, convertendo a sua ingestão em um hábito.

Chá verde para evitar a retenção de líquido

O chá-verde é um excelente diurético, favorecendo a eliminação de líquido ao aumentar a quantidade de micções diárias. Isto ajuda a combater a inflamação e a evitar a retenção de líquido de forma favorável, o que pode ser traduzido em um abdômen mais plano e saudável.

Chá verde para nos ajudar a perder peso

Uma das propriedades mais popularizadas do chá-verde é a sua capacidade de nos ajudar a perder peso. Na realidade o que acontece é que esta bebida, quando se ingere de forma frequente consumindo 3 xícaras ao dia, conta com propriedades diuréticas e depurativas, ajudando a diminuir os triglicérides e o colesterol no sangue, pois facilita a eliminação de gordura do fígado. Ainda, devido à proteína, ajuda a acelerar o metabolismo, o que nos faz processar muito melhor os alimentos que ingerimos.

No entanto, não se trata de nenhuma alternativa milagrosa, já que para perder peso com chá verde você deverá melhorar a sua alimentação e realizar exercício de forma frequente, caso contrário, as mudanças em sua silhueta não serão facilmente perceptíveis.

Chá verde para melhorar a aparência da pele

A nível externo, o chá-verde serve para melhorar a aparência da pele em diferentes aspectos:

  • Ajuda a combater a formação de olheiras e bolsas nos olhos.

  • Favorece o tratamento da acne leve e a eliminação das espinhas, pois o chá-verde conta com propriedades antibacteriais e anti-inflamatórias. Aplicar compressas naturais de chá-verde ajudará você a melhorar a aparência de sua pele se sofre destas condições.

  • Além disso, ajuda a tratar problemas como a eczema e a psoríase ao atuar como um desinflamatório natural.

Contraindicações do chá-verde

Apesar do chá-verde servir para melhorar a nossa saúde em diversos aspectos, é fundamental ter claro que esta bebida não pode ser ingerida por qualquer pessoa, pois conta com diversas contraindicações. Por isso, não se recomenda tomar nestes casos:

  • Gravidez ou período de amamentação, pois trata-se de um potente estimulante.

  • Em casos de úlceras gástricas, cólon irritável, colite ou doenças intestinais.

  • Se sofre de problemas cardíacos.

  • Em caso de insônia, nervosismo ou ansiedade.

  • Se consumido em um horário próximo às refeições ou de forma excessiva, pode dificultar a absorção de ferro e cálcio, por isso não se recomenda a pessoas com anemia ou osteoporose.

Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fonte:UmComo.com.br

Confira nossos lançamentos

Deixe uma resposta