PELE – Cuidados durante o outono e inverno

O frio é sem dúvidas a época mais charmosa do ano! Mas nessa época é de extrema importância ter alguns cuidados especiais com a pele. As temperaturas mais baixas podem causar alguns danos à mesma, como por exemplo, deixá-la mais ressecada, afinal o clima fica mais seco, diminuindo a umidade do ar, e a transpiração cutânea também fica reduzida nesta época. Se não for bem cuidada, a pele pode sofrer algumas consequências, como a desnaturação (aspecto esbranquiçado), surgimento de rugas (principalmente na região dos olhos), além de doenças de pele, como a dermatite (inflamação causada a partir do contato com substâncias causadoras de alergias) e eczemas (irritação que causa vermelhidão e coceira).

“No outono e no inverno, o clima é mais seco e as pessoas tomam banho em temperaturas muito altas. Essa combinação diminui a camada lipídica (base da membrana celular) da pele, o que deixa a área ainda mais suscetível à penetração de micro-organismos como vírus e bactérias”, conta a dermatologista Renata Oshiro, da clínica TRE Dermatologia, em São Paulo.

Mas não se preocupe, é possível reverter e evitar esses probleminhas indesejáveis com alguns cuidados no dia-a-dia que são fundamentais para uma pele saudável.

– Beba bastante água: no frio o nosso organismo trabalha mais para manter a temperatura corporal, como transpiramos menos, a capacidade hídrica do corpo é estabilizada com a maior produção de urina. O ideal é beber de dois a três litros de água para estar sempre hidratada.

– Use filtro solar sempre: não é porque o sol está mais fraco que o protetor solar deve ser deixado de lado, pois continuamos expostos aos raios ultravioletas, e a pele fica mais sensível por causa do clima seco. Escolha filtros solares com fator de proteção 30 (no mínimo) e faça aplicação do produto a cada duas horas para prolongar o efeito.

– Evite banhos quentes: quanto mais alta a temperatura do banho, maior o risco de ressecamento da pele. O ideal é ficar no banho no máximo por 10 minutos, e evitar tomar vários banhos ao longo do dia, deixe essa etapa para o começo da noite.

 

– Limpeza profunda: nessa época no ano opte pelos sabonetes produzidos com substâncias hidratantes, como aloe vera ou óleos essenciais. Prefira também produtos com pH neutro na faixa de 7, assim você evita alterações na acidez da pele.

– Hidratação: os hidratantes são grandes aliados para ajudar a manter sua pele saudável, seja em loção, gel ou creme. O melhor momento para aplicação é após o banho, pois a pele úmida favorece a penetração dos componentes.

– Faça esfoliação na pele: o tratamento de esfoliação diminui os poros abertos, e deixa a região da face mais protegida. O melhor horário para realização deste procedimento é durante a noite, e preferencialmente dois dias da semana para não causar irritação. É possível fazer esfoliação em casa mesmo, usando sabonetes e hidratantes específicos, à base de mel, camomila e pepino.

– Dê atenção aos lábios e olhos: use sempre hidratantes específicos para a região, como manteiga de cacau para evitar o ressecamento dos lábios e surgimento de herpes. Importante também não sair de casa sem óculos escuros, assim evitando a agressão dos raios ultravioletas aos olhos. Nessa região, o hidratante também é recomendado nas pálpebras superiores e inferiores, para combater olheiras e inchaço.

 

Deixe uma resposta