SALTO ALTO – Pode causar varizes e problemas de circulação

O uso prolongado de sapatos de salto alto podem causar dores, aparecimento de varizes e inchaço.

1

Saiba de que forma o uso de sapatos de salto alto pode interferir na circulação das veias das pernas:

O salto alto modifica o caminhar, fazendo com que a musculatura da panturrilha seja menos utilizada, o que certamente resulta em congestionamento do sangue nas veias da perna e aumento focal da pressão sanguínea nestas veias.

2

A contração dos músculos das pernas, principalmente o da panturrilha, é o principal responsável por deslocar o sangue das pernas para as veias maiores do abdome, e daí de volta para o coração.

3

Ao andar com salto, a mulher altera os grupos musculares que normalmente são utilizados, diminuindo a atividade dos músculos das pernas e aumentando-a nos músculos das coxas. E seu uso com muita frequência pode influenciar, inclusive, na postura.

4

Para amenizar o impacto circulatório do uso do salto é realizar exercícios físicos simples, que podem inclusive ser feitos no trabalho, de forma discreta. Movimentos de flexão e extensão dos pés (feitos na posição sentada, como se estivesse pisando intermitentemente no pedal do acelerador do carro) utilizam a musculatura das panturrilhas e, assim, melhoram o retorno do sangue para o coração. O uso de meias elásticas, desde que devidamente orientado por um cirurgião vascular, também pode aliviar sintomas.

(Informações do Cirurgião Vascular Ivan Benaduce Casella)

Deixe uma resposta