SUA PELE NÃO PRECISA CONTINUAR ASSIM – Descubra como cuidar da pele seca

Arte - SB Pele seca[…] A pele do seu rosto merece atenção, principalmente se estiver ressecada. Ela precisa de cuidados especiais durante o banho e a limpeza diária. É que água quente e sabonete não apropriado removem o manto lipídico, a camada protetora que mantém a hidratação natural da pele. Sem o manto lipídico, o ressecamento piora, a pele descama, coça e fica propensa a alergias e a rugas.

Por outro lado, por mais que sua pele esteja seca, ela deve ser lavada diariamente. É importante remover todas as noites os produtos que foram aplicados durante o dia, como maquiagem, filtro solar ou cremes de tratamento. E a limpeza diária também remove células mortas, bactérias, sujeira, poluição.

Portanto, antes de abrir a torneira, preste atenção em alguns pontos importantes:

O sabonete

Use sabonete apropriado para pele sensível e ressecada. Um sabonete suave preserva ou repõe o manto lipídico. Procure no rótulo a especificação “sabonete para pele ressecada” ou “sabonete hidratante”. E confira se ele tem ingredientes como ceramidas, glicerina, triglicerídeos ou manteiga de karité, que são bem-vindos. Existe uma classe de produtos para limpeza de rosto e corpo chamada syndet (do inglês synthetic detergent), apropriada para pele seca.

O que evitar? Não escolha produtos com ingredientes como ácido salicílico, ácido glicólico ou álcool. Evite também sabonetes antissépticos e detergentes potentes, que removem mais intensamente o manto lipídico.

Depois de escolhido o sabonete ideal, use pouca quantidade. Não é necessário fazer muita espuma para limpar o rosto. Após a limpeza, a pele deve estar hidratada e macia. Se você sentir que ela ficou ressecada ou repuxando, troque de sabonete.

A água

Evite água quente ao lavar o rosto, pois ela remove o manto lipídico. Prefira água morna. E isso também vale para a água do banho.

A esponja

Esqueça, não use esponja nem bucha para lavar seu rosto. A fricção agravará o ressecamento e aumentará a sensibilidade da pele. Use somente suas mãos. Faça massagens suaves e circulares com os dedos.

O hidratante

Aplique hidratante facial com a pele ainda levemente úmida. Se necessário, reaplique mais algumas vezes ao dia. Pele ressecada requer hidratantes mais consistentes, como formulações em creme ou loção. Evite hidratantes em gel.

O demaquilante

Se você usa maquiagem durante o dia, é importante removê-la com demaquilante antes de usar sabonete. Procure demaquilante em creme ou loção. Espalhe sobre o rosto e remova-o delicadamente, com ajuda de algodão. Não esfregue exageradamente seu rosto.

A toalha

Prefira de algodão, e não esfregue a toalha no rosto ao se secar. Em vez disso, faça leve pressão com a toalha, encostando-a na pele. Ou então, dê batidinhas com ela em seu rosto. Deixe sua pele levemente úmida, isso facilita a absorção do creme hidratante, que deve se aplicado em seguida.

 

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tratamento/se-voce-tem-pele-ressecada-nao-lave-seu-rosto-antes-de-ler-este-texto/

Deixe uma resposta