NATAL – Uma ceia diferente e mais saudável

 1Véspera de Natal! Dia em que as crianças aguardam ansiosamente pela chegada do papai-noel, trocam-se presentes e renovam-se esperanças. Porém, uma das melhores coisas do Natal é a reunião em família. A noite em que famílias inteiras se reúnem ao redor de uma mesa para comemorar e confraternizar.

 Algumas famílias fazem a ceia com suas próprias receitas “secretas”, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais. Ainda temos aquelas famílias em que cada casal leva sua “especialidade” para que todos possam contribuir de alguma forma para a ceia. Este é o espírito natalino que não deve morrer.

 As ceias de Natal sempre dão água na boca e peso na consciência de quem brigou com a balança o ano inteiro. Então, se por acaso, você não pretende abrir uma exceção no dia de hoje, preparamos umas dicas de como ser o mais light e saudável possível diante de tantas comidas deliciosas, porém calóricas, que são tradicionalmente servidas na noite de Natal.

 É possível ter uma ceia saudável substituindo as carnes vermelhas e gordurosas, por peixe ou outras carnes brancas como peru e aves, por exemplo. Frutas, legumes e castanhas são indispensáveis também.

A sobremesa é indispensável, porém inimiga número um da dieta.  Sugerimos que você tente substituí-la por frutas como o figo, o pêssego, a uva vermelha e a cereja. Estas frutas têm um valor nutricional muito positivo e não são tão calóricas quanto as tradicionais sobremesas. Caso não resista, escolha doces com grãos integrais e frutas secas, como o panetone, ou aqueles feitos com frutas e açúcar natural.

Basta ter equilíbrio para não precisar abrir mão dos pratos típicos de Natal. Tente sempre adaptar e mudar alguns ingredientes e formas de preparo para não perder o saboroso cardápio das festas! Lembrando que datas como essa são feitas para esquecermos um pouco das preocupações diárias e aproveitarmos a família.

Desejamos um ótimo Natal para todos!

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