VALIDADE – Não deixe vencer seus cosméticos

É muito comum carregar, por exemplo, um batom na bolsa durante muito tempo, mas é preciso ficar de olho na data de validade dele, pois produtos vencidos perdem a eficácia e prejudicam sua saúde.

A maioria dos cosméticos dura de 1 a 3 anos, depois desse tempo eles perdem o poder de ação. O resultado pode ser perigoso, e vai muito além de simplesmente mudança de cheiro ou a perda de pigmentação. “Você corre o risco de ter alergias, que podem gerar manchas escuras ou mais claras que a cor da pele, irritações, dermatites e até infecções”, alerta a dermatologista Carolina Ferolla, de São Paulo.

A data de validade vem impressa na embalagem do produto, é necessário sempre observar antes de comprar. Mas se você não tem mais a caixinha, vamos dar algumas dicas de como descobrir:

O batom, dura em média 1 ano e meio. Quando já estão vencidos geralmente amolecem ou endurecem demais, ficam com gosto diferente, cheiro ruim e a cor também pode sofrer alterações As sombras, pó compacto e blush geralmente duram 2 anos e meio. Se ele ficar craquelado, rançoso e perder o aroma, pode estar vencido.  Os delineadores duram em média 1 ano. Quando vencidos eles ficam difíceis de passar e ressecados. Máscara de cílios após aberta dura entre 6 meses e 1 ano. Ela resseca e fica em grumos (pequenos grãos). Base, corretivo, BB cream e primer tem a validade de 1 ano e meio a 2 anos. Eles mudam de cor e cheiro e ficam com a água e óleo da composição separadas após a data de validade. Lápis de olho e lábios vencem geralmente após 1 ano e meio, eles ficam bem secos, difíceis de passar e perdem a função de pigmentação.

Uma boa ideia se você não quiser guardar as caixinhas dos seus produtos de maquiagem, é anotar a data de validade de cada um em um papelzinho e colar no produto.

Deixe uma resposta