VARIZES – O que são e como prevenir?

As varizes são veias que se dilatam, aumentando o seu volume e causando alteração do fluxo sanguíneo entre as pernas e o coração. O que contribui para que as veias se dilatem é o fato de o sangue ter dificuldade em percorrer o corpo e chegar ao coração.

1

Geralmente o surgimento das varizes é hereditário e hormonal. Quando a mulher engravida, há uma maior liberação dos hormônios. No final da gestação, a compressão do útero sobre as veias do abdômem também pode fazer com que ocorra o surgimento de varizes.

No entanto, o estilo de vida da pessoa também pode favorecer o desenvolvimento das varizes, como obesidade, trabalhar durante muito tempo em pé e maus hábitos alimentares.

Confira algumas dicas para prevenir esse probleminha indesejável:

Faça caminhadas e passeios – O bom humor ajuda bastante, pois pessoas estressadas ou sobrecarregadas causam maior tensão nos vasos.

2

Evitar carregar peso ou fazer atividades físicas com muito impacto – A musculação, por exemplo, é uma atividade que provoca uma maior tensão nos vasos, e dilatação nas veias, por isso deve ser evitada.

3

Controle o peso – O tratamento é mais fácil em pessoas com peso normal, pois em pessoas que estejam acima do peso, a tendência das varizes é aumentar, tornando-se mais grossas.

4

Descanse – Sempre que possível faça um repouso, com as pernas elevadas. Isso ajuda na circulação do sangue pelo corpo.

5

Não se exponha durante muito tempo à altas temperaturas – Evite os banhos quentes demorados, as saunas e as sessões de bronzeamento, pois isso também causa a dilatação dos vasos.

6

Deixe uma resposta