O que um bom banho nesse inverno pode fazer pelo seu bem-estar?

O banho diário é uma ótima oportunidade para recuperar sua energia. Ele ajuda a aliviar o estresse, o cansaço e as tensões do dia a dia. Além disso, o banho pode ser um momento de prazer e de cuidar da sua beleza. Basta adicionar ingredientes como esfoliante corporal, bucha vegetal, óleos corporais, sabonetes líquidos cremosos e aromas diversos nunca esquecendo de hidratar a pele após o banho.

Banho Quente

Água muito quente prejudica a pele. Nesses dias mais frios, além de deixarmos a temperatura da água mais elevada, tendemos a ficar mais tempo embaixo do chuveiro. O problema é que esses banhos — apesar de deliciosos — ressecam a pele, que já sofre com o vento e a baixa temperatura.

O banho muito quente e prolongado retira o manto hidrolipídico, a camada natural de proteção da pele feita de água e gordura, especialmente quando combinado ao uso de bucha e sabonete comum.

O ideal é que a água seja sempre morna, que o banho nunca ultrapasse 15 minutos e que se use sabonetes neutros e hidratantes.

Banho Frio

Geralmente preferimos tomar banho com água morna ou quente, pois é mais relaxante, no entanto, não é o mais recomendado, já que foi comprovado que a água fria é mais benéfica para a nossa pele e algumas funções de nosso organismo.

Ao tomar banho com água fria nosso corpo reage imediatamente, estimulando o sistema imunológico tornando-o mais forte. Ao receber este benefício nosso organismo responderá melhor contra os vírus e infecções.

Para as pessoas com problemas de circulação, a água fria é uma terapia muito efetiva, pois favorece a boa circulação sanguínea e ajuda a repartir melhor o oxigênio e nutrientes em todo o organismo.

A água fria estimula nosso organismo, ativa os sistemas e põe nosso corpo em alerta. Recomenda-se tomar um banho de água fria para começar o dia e se liberar daquela sensação de cansaço.

Recomendações para a hora de tomar banho com água fria

Se você não está acostumado a tomar banho com água fria é possível que seja um pouco difícil começar a ter este bom hábito. Para começar a aproveitar seus benefícios você pode ir tomando a decisão de se adaptar a água fria e colocar em prática com muita frequência.

A primeira recomendação será começar o banho com água morna e ir baixando a temperatura da água de tal modo que a mudança não seja brusca.

Com o passar dos dias podemos passar de uma temperatura morna para uma mais fria e assim começarmos a ter este bom costume.

Agora no inverno também se recomenda manter o bom hábito de água fria. Nesta época pode ser um pouco difícil manter o costume, mas é muito prudente seguir em frente. No entanto, a pessoa não deve tremer de frio ou sentir frio extremo, nesses caso o melhor é optar pela água morna.

Outros Tipos de Banhos

Hidratante

Durante o banho, a pele está mais receptiva e absorve melhor as substâncias ativas. As melhores plantas para suavizar, hidratar, nutrir e limpar são: camomila, calêndula, amor-perfeito, menta, flor de sabugueiro, rosa e flor de laranjeira.

Os sabonetes devem ser bem cremosos e hidratantes, envolvendo o corpo todo em espumas perfumadas que lavam e lubrificam. Em barra ou líquidos, procure os que são ricos em silicone, óleos lubrificantes (amêndoas, avelã, germe de trigo, abacate e castanha) nutritivos e suavizantes.

Desintoxicante

Favorece a dissolução e expulsão das impurezas e uma desintoxicação natural do corpo. Ele é feito através da imersão em uma combinação de ervas medicinais e o efeito é cientificamente comprovado.

Antes de entrar na água, deve-se passar um emoliente no corpo. O banho faz com que os poros se dilatem e as ervas penetrem, movimentando os líquidos intersticiais, expulsando ácidos e xantinas, diminuindo a taxa de adrenalina e promovendo uma desintoxicação efetiva. A exata combinação das ervas, o tempo e a temperatura são criteriosos e ajustados de acordo com a pressão sanguínea — de acordo com as necessidades de cada um. O resultado pode ser visto imediatamente com a mudança do aroma e da cor da água, que às vezes se torna turva.

Banho Relaxante

Um banho relaxante consegue desfazer o estresse do dia a dia e proporciona relaxamento e tranquilidade. As ervas combinadas, proporcionam descontração muscular, revitalizam e oferecem um sono mais tranquilo.

Além de remover a sujeira, suor, poluição e oleosidade excessiva da pele, um bom banho de chuveiro, quente ou frio, é capaz de trazer diversos benefícios para a saúde física e mental.

Fonte: Beleza e Saúde

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