Que tal começar a fazer caminhada?

Caminhar é uma atividade física perfeita: é fácil, leve, melhora o seu astral e é capaz de proporcionar saúde, beleza e boa forma.

A caminhada, além de tudo, ainda tem a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas. Mesmo executando-a com passos rápidos, dificilmente o coração será sobrecarregado.

É importante ressaltar que havendo qualquer dúvida quanto à como caminhar, devemos procurar a orientação de um profissional da área de Educação Física. Além disso, uma avaliação médica para afastar possíveis riscos à saúde é necessária.

Caminhada para Iniciantes

A caminhada é ideal para pessoas sedentárias que queiram começar a fazer exercícios físicos.

Para que haja a continuidade do exercício e se adquira o hábito da caminhada, devemos iniciá-la aos poucos e ir aumentando gradativamente.

Confira uma sugestão de plano de caminhada para iniciantes:

Procure inserir a caminhada no seu dia a dia. Toda vez que você puder substituir o carro ou ônibus por uma caminhada, mesmo que breve, você já estará beneficiando sua saúde.

Preparação para a Caminhada

Antes de iniciar, é necessário tomar alguns cuidados para que seu exercício seja mais agradável:

– O aquecimento é fundamental:

– Ingira apenas alimentos leves próximo dos horários de sua caminhada. Os líquidos devem ser em pouca quantidade, não mais que 200 ml.

– Evitar sol forte e frio intenso

– Dê preferência para locais planos, arborizados ou pistas e parques específicos para caminhada.

Caminhar tem efeito calmante e isso vale tanto para quem gosta de andar no parque quanto pela cidade.

Meia hora da atividade já é suficiente para ativar os sensores de prazer localizados no cérebro e fazer com que o corpo comece a liberar uma série de hormônios, como a serotonina e a endorfina. Aí, quem dá as caras é o bem-estar e o bom humor.

O esforço durante o dia faz com que seu corpo se prepare melhor para entrar em repouso durante a noite. Isso significa que você adormece mais rápido quando deita, ótimo para quem sofre com insônia.

Fonte: Beleza e Saúde

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